segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Uma Aventura em Itália



Milão
Não me posso queixar,2014 tem sido, dentro do possível, um ano fantástico. E, porque não um novo começo com algumas surpresas pela frente?!

Nos últimos anos tenho elegido a Itália para um breve retiro. Realmente é um país que nunca me decepciona. Além de me ser já familiar, por mais que o conheça acaba sempre por me surpreender.
De mochila às costas, sozinha, sem telefone, sem internet, com apenas uma máquina fotográfica e um bloco de apontamentos, literalmente, andei à deriva pelas ruas de Milão, Turim e Nápoles. Entretanto, hoje fico apenas por Milão.

Milão, na minha opinião, não é de todo das mais belas cidades de Itália. Talvez tenha sido há dez anos atrás. No entanto, há  muitos pontos de interesse como em todo resto da Itália.


Com a vantagem de ser tudo perto, durante dias, percorri quilómetros e quilómetros a pé, de Basílica à Basílica, Museus, Catedrais, Monumentos, Castelos e jardins. Também fui a exposições, vi filmes ao ar livre, assisti a concertos e ainda arranjei fôlego para percorrer a cidade de bicicleta.


Dos sítios visitados, destaque especial para a Pinacoteca Ambrosiana, Leonardo da Vinci, com mais de vinte salas recheadas de esculturas e quadros de vários artistas como: Bernardino Luini, Mantegna, Bellini, Caravaggio, Tintoretto, Raffaello, Botticelli, Tiziano, Bruegel,Giovanni ADP, Leonardo da Vinci...


A última sala e a que mais me despertou a atenção foi a deslumbrante biblioteca abarrotada de livros incluindo The Leonardo da Vinci Codex e mais outros onze ou catorze livros de Leonardo da Vinci .Anos e anos de trabalho do artista.


Ao alcance do visitante e ao redor das estantes altíssimas existem folhas emolduradas dos  cadernos de apontamentos de Leonardo, onde pude vislumbrar algumas das suas teorias, desenhos e diagramas científicos. Numa só palavra: surpreendente.

Infelizmente, não é permitido tirar fotografias no interior das salas. Porém, tomei a liberdade de tirar algumas que ironicamente saíram desfocadas.

Evidentemente, quando o estômago vencia o meu espírito aventureiro, parava num dos vários restaurantes espalhados pela cidade e degustava os práticos típicos italianos, dos quais, sou grande apreciadora. E claro, sem nunca esquecer de saborear os melhores gelados de Itália.

Em última instância, apesar desses bons momentos, de pura meditação que são para mim, implicarem estar longe de casa, valem sempre a pena e recuso-me abdicar deles.
Mas sabe que mais?! É sempre bom ritornare a casa.

Bom dia, bom trabalho para si ou resto de boas férias.
Catedral Duomo
Duomo
 
Duomo
 

Duomo
 
Duomo
 
DUOMO
 
DUOMO
 
DUOMO
 
DUOMO
 
DUOMO


DUOMO
 
Basílica... 





Palácio Real
Palácio Real

Exposição Mimmo Rottela

 

Mimmo Rotella

Palácio Real

PALÁCIO REAL



Exposição(Palácio Real)


Artista de rua


EXPOGATE E PALÁCIO SFORZESCO AO CENTRO

Castello Sforzesco

Museu Egípcio

Jardim do Castelo
Romântico,vasto e lindo


PALÁCIO SFR




CORREDORES DA PINACOTECA AMBROSIANA

PÁTIO PINACOTECA AMBROSIANA

Biblioteca Ambrosiana


 
Milano Centrale Train Station



 
M.C.T.STATION
 
Galleria Vittorio Emanuele II
WKP




Fotos by Katya Figueiredo and ...










 





Sem comentários:

Enviar um comentário