quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O Mundo do Cinema

 Depois de dois fins-de-semana ,inteiros, a rodar curtas, ontem, tive a oportunidade de passar o dia todo, na rodagem de uma longa-metragem, com cineastas, realizadores, produtores, e actores bastante conceituados.
Antigamente, quando ia ao cinema, limitava-me simplesmente a aproveitar o momento, seguir a história, perceber e depois fazer uma análise do filme. Hoje em dia, quando vejo um filme perco cerca de dez minutos a analisar os planos, luzes, cortes, efeitos, todas aquelas questões técnicas dum filme. E, quando me foco na história, sem querer, perco-me a analisar toda estrutura narrativa. Dir-se-ia mesmo, que agora vejo um filme com olhar crítico e também como uma ferramenta de aprendizagem.
As pessoas acham que fazer cinema é espectacular, e, na verdade, é brutal. Aliás, o meu sorriso exagerado ,nas fotos, é a prova disso. Mas isto de produzir filmes tem muito que se lhe diga. É preciso ter muita paciência, saber ceder, ter espírito de equipa, conhecer bem os outros, gostar muito e trabalhar bastante.
Por detrás de um filme há sempre: cineastas, realizadores, produtores, director de fotografia, assistentes de realização, direcção de arte, som, imagem e uma série de factores importantes a ter em conta antes duma rodagem. Há também aqueles pormenores chatos que fogem ao nosso controle. Por vezes, temos tudo pronto para começar a filmar e, de repente «avião a passar» «corta» ou «alguém tossiu» «corta» e começa-se tudo outra vez. Nisso, o tempo vai passando, o cansaço vai tomando conta de nós e no dia seguinte, provavelmente, temos de acordar cedo outra vez. Resultado: acordámos  com os olhos do tamanho de bolas de hóquei.
Resumindo, tirei muitas fotos, mas, infelizmente, não posso dizer nada sobre o filme nem partilhar consigo as fotos até a estreia deste. No entanto, deixo aqui algumas fotos, que posso partilhar, desses dias cansativos, mas fantásticos.
 
Katya Figueiredo
 
 




VINCENT CASSEL,ACTOR FRANCÊS
OBS:TOUCH,PORTMAN
JESUÍTA BARBOSA,ACTOR BRASILEIRO

 Photos by N.F, Katya, H,G.T
 

Sem comentários:

Enviar um comentário